terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fim de uma fase, começo de novos horizontes

Sempre fui apaixonada pela África. Mesmo agora, que estou de volta ao Brasil, confesso que penso em voltar. Não já, mas em um futuro não muito distante.

Depois de seis meses de vida em Moçambique, volto para o Brasil com uma mala cheia de aprendizado. Aprendi a ter paciência, e muita. Aprendi que nem sempre as coisas saem conforme o planejado - e que isso, ao menos em Moçambique, é quase uma regra. Aprendi, na marra, a contar até mil, a respirar fundo, e a aguentar mais cinco minutinhos além do que pensava que poderia suportar. Consegui viver sem ter planos - e isso, além de aprendizado, foi uma conquista que jamais pensava alcançar.

Depois de seis meses de trabalho duro e muita resistência, volto antes do tempo planejado. Jamais fui tão persistente em um trabalho. Talvez por isso tenha voltado com um pouco de frustração. Mas, ao mesmo tempo, volto com a certeza de dever cumprido, de ter aguentado até o fim, e de ter aberto mão da minha teimosia em querer fazer dar certo quando o poder de decisão já não estava em minhas mãos. E, pra quem me conhece, posso garantir que as injustiças que sofri não ficarão debaixo do tapete.

Ser voluntária em Moçambique é algo desafiador. O tempo foi curto. Mas, mesmo com tantos problemas, vi que há pessoas que se diferenciam. Há os que se importam, há os que reconhecem o trabalho em equipe, e há os que, assim como eu, mantêm a teimosia em deixar algum legado no mundo. Apesar de todos os contratempos, hoje vejo que o que fiz não foi em vão. Não me arrependo, em momento algum, de ter ido pra Moçambique. E, mesmo sem ter atingido totalmente o que buscava, tenho a certeza de que algumas das sementes que deixei germinarão.

Além do trabalho, pude conhecer muitas pessoas e lugares diferentes. Vi que o mundo é ainda menor do que imaginava e que amizades podem, sim, surgir em pouco tempo.

Hoje, estou de volta ao Brasil, com novos desafios, oportunidades em vista. Algum tempo ainda vai passar até que eu volte. Mas um dos meus pés sempre estará do lado de lá do Atlântico.

África, até breve.

5 comentários:

  1. Demais, Pa! Sou de longe sua admiradora e testemunha de tudo que vc escreveu neste post!
    As dificuldades e obstáculos vem para serem superados...e a cada choro temos a certeza que a alegria vem de manhã! E pra mim o seu sorriso vale muito!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bacana sua experiência!!!!Realmente muito inspiradora!!!
    Boa sorte nas suas jornadas...
    Carol Salles
    carolitasalles.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog! Que inspiração. Quero ir este ano. Beijo

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir