quarta-feira, 18 de julho de 2012

A primeira tentativa de assalto


São quase quatro quilômetros entre o hotel onde ainda estou morando e o lugar onde trabalho. Juro que tentei andar nos meios de transporte locais, que deixam qualquer van paraguaia no chinelo. Mas a quantidade de pessoas que são furtadas nesses veículos, o incômodo de estranhos se encostando em mim o tempo todo e o perigo de se cair a qualquer momento pela porta que não fecha me fizeram optar por caminhar. E não me queixo, até porque são apenas 40 minutos de caminhada. Não me queixava, até hoje.

Saio do hotel às 7h20. O caminho é sempre o mesmo: o mais seguro, ou o menos perigoso, como comecei a vê-lo desde hoje. Levo comigo apenas uma pequena bolsa transpassada, onde cabem nada mais que a carteira e o celular, e uma sacolinha de pano com meu sanduíche diário, um suco e uma água, até que tenha um fogão onde possa cozinhar alguma coisa decente para o almoço. Por motivos óbvios, tento ser discreta sempre. Hoje, nada mais que uma calça jeans, uma camisa de manga longa e tênis para facilitar a caminhada. Nada de joias, aparelhos de música, relógios. Mas aqui, meu bronzeado Michael Jackson não facilita meu desafio de passar despercebida.

Ainda não se passaram 20 minutos de caminhada e percebo três jovens a me acompanhar com os olhos. Cochicham alguma coisa e saem andando. Passam por mim, falam entre si, e somem em uma ruela por onde devo passar em instantes. Do carro estacionado na calçada, um jovem indiano me chama.

“Moça, moça!” Não o conheço. Continuo andando. Um senhor africano bem vestido me para na calçada e aponta o jovem no carro. “Está a lhe chamar”. “Não o conheço”, respondo, e continuo a caminhada. O indiano, vendo que o senhor está a ouví-lo, grita “Moça, aqueles rapazes irão lhe assaltar! Passaram aqui a dizer que irão lhe assaltar. Tome cuidado!”.

Paro. Olho para o chão. Não sei o que fazer. A ruela está a menos de 50 metros. Não há policiais por perto. Caminho contra o fluxo de pessoas. Os carros na rua são muitos, não há como atravessar. Percebo que o senhor está disposto a me acompanhar. Sem pensar duas vezes, começo a acompanhar seus passos.

Passamos pela ruela. Os três jovens estão lá, a minha espera. Ameaçam um movimento, mas recuam logo que percebem o senhor ao meu lado. Dois policiais surgem na rua. O senhor para e começa a falar o que aconteceu. Os jovens somem. Certifico-me de que não me seguem mais. Sumo também entre os carros estacionados na calçada. 

5 comentários:

  1. 1 Eu conheço essa bolsinha
    2 Dá uns golpe neles que eles saem correndo
    3 Quanto já emagreceu?
    4 Foda ein!

    ResponderExcluir
  2. hahahahah Gabi, foda é elogio! E com essa minha rotina de sanduíche todo dia, ja engordei tudo o que tinha emagrecido. Ó vida cruel! :P

    ResponderExcluir
  3. uéi , mas cade a lutadora que vivia se gavando pra mim que me imobilizaria em questão de segundos ?? hahaha

    ResponderExcluir
  4. ah, nao tinha lido esse ainda... cuidado xará... puxa! qta emoção, Sampa ficou no chinelo

    ResponderExcluir