sexta-feira, 27 de julho de 2012

Eu, cidadã moçambicana


Segunda foi também o dia de pedir pra instalar internet no meu novo lar. Pra minha sorte, tem um escritório das Telecomunicações de Moçambique bem em frente ao prédio onde moro. Cheguei logo que vi pela janela que haviam aberto o escritório.


Peguei a lista de documentos necessários. Ferrou. Precisa ter um tal de NUIT, que é uma espécie de CPF moçambicano. Explico pra moça que não sou moçambicana, que estou aqui fazendo trabalho voluntário, que não faz sentido eu ter esse documento. Ela chama o chefe, um gringo com cara de árabe, usando um vestido de cetim e um chapeuzinho muçulmano, que começa o sermão.

- Sem o NUIT, não há de ser possível, ó pá. Todo cidadão precisa ter um NUIT. É uma prova de que a senhora está com os impostos em dia.
- Mas meu senhor, eu nem sou moçambicana.
- Mas está morando aqui, então, pelo tempo que ficar em Moçambique, tem que provar que paga imposto.
- Meu trabalho é voluntário, não tem nada de imposto pra se pagar.
- Mas se não tem imposto pra pagar, tem que provar também. E prova isso com o NUIT. Todo cidadão moçambicano precisa ter.

Não vai ter jeito. Pego um a carona com o office-boy da TDM mesmo e vou até o lugar onde se tira o tal de NUIT. Por sorte sai na hora e é de graça.

Chego lá, começo a preencher um formulário sem fim. Lá pelas tantas, pedem dados de um contato meu em Moçambique, uma espécie de referência. Não tenho, deixo em branco. Quando entrego, o atendente me barra.

- E o seu representante?
- Não tenho.
- Não conhece ninguém em Moçambique?
- A ponto de me representar, não.
- Mas e se a gente quiser falar com a senhora, como entra em contato?
- Tem meu telefone aí, ó. E meu endereço. E meu e-mail. Tá tudo aí.
- Mas tem que ter contato de referência. A senhora não trabalha?
- Faço trabalho voluntário.
- Então não paga imposto. Mas tem que ter representante mesmo assim.

Tá bom. Ligo pro diretor da rádio, que aceita ser minha referência. Preencho e entrego de novo.

- Agora a senhora pode se sentar ali, que preciso fazer umas coisas e depois faço seu cadastro. Esteja a vontade. Leva só um bocadinho de tempo.
- Então, enquanto isso, vou até o banco, pode ser?
- Se a senhora for, há de levar o papel consigo.
- Mas aí como você faz meu cadastro?
- Faço quando a senhora voltar.

Silêncio. Cara de paisagem.

- Ok, espero aqui então.
- Fique a vontade, só leva um bocadinho de tempo.

Algumas conversas fiadas com a colega depois, ele me chama no balcão de novo.

- Senhora, essa referência, veja cá como está o registro deste senhor [fala virando o monitor pra mim]. Está todo em branco. Não há de servir como referência.

Eu ali, muda, esperando ele me mandar procurar outra pessoa. Arrisco:

- Mas é o único contato que tenho aqui.
- Então hei de deixar sem referência mesmo. Mas avise este senhor que ele precisa completar os dados dele no registro. O NUIT dele é muito antigo, e há de ser atualizado. Por isso, vou deixar seu NUIT sem referência.

Minha Santa Maracujina! Então não era assim tão obrigatória esta bendita referência. Melhor ficar calada. Mais um “bocadinho de tempo” sentada depois, sai uma folha de papel com meu NUIT impresso.

- Se a senhora quiser, pode ir neste endereço aqui [aponta pro papel] e pede pra fazer uma carteirinha. Brasileiros gostam muito de carteirinhas, né? Pra colocar no bolso, levar junto na carteira. Aí não precisa levar esse papel.

Apenas sorrio e concordo. Nem te conto onde enfio essa carteirinha, ó pá.

Então agora sou cidadã moçambicana. Mas o contrato da internet só fica pronto pra assinar na terça. E mais cinco dias úteis pra instalar o telefone – sem combinar data ou horário antes, na surpresa mesmo. Se eu não estiver em casa, eles ligam no meu celular e eu saio correndo pra casa antes deles irem embora. Só depois disso, posso comprar o modem e colocar ADSL em casa.

E assim a África anda.

14 comentários:

  1. Como simples leitora das suas bem-humoradas (ou não) anedotas, concluo que Moçambique é um lugar de extrema aventura! Hahaha Vale o espírito esportivo de achar graça nos sotaques e costumes até dos mais céticos...

    ResponderExcluir
  2. Ue, nos serviços publicos brasileiros e nas casas bahia tb é assim.

    ResponderExcluir
  3. Kķkk é do meu país que se fala
    Eu estou ouvindo😒

    ResponderExcluir
  4. Eu Quero O Nome Do Aplicativo Para Desbloquear Vodacom Ou Vodafone

    ResponderExcluir
  5. Interessante a experiência que tvieste. Melhor ainda porque teve um fim esperado.
    Sou moçambicano, procurava saber o que é CPF, graças ao seu texto, agora sei que é uma espécie de NUIT em Moçambique.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia...o NUIT é valido como CPF no brasil?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia...o NUIT é valido como CPF no brasil?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia...o NUIT é valido como CPF no brasil?

    ResponderExcluir
  9. No meu país o NUIT é considerado como CPF. Agora posso ter financiamento.

    ResponderExcluir
  10. E muito engraçado da forma que as coisas são diferentes aqui em Moçambique.
    nos outros países CPF em Moçambique Nuit. isso é muito bom criatividade mas as vezes nos complica eu assim tive que pesquisar para saber o que é CPF porque não sábias que em outras palavras significava Nuit

    ResponderExcluir
  11. O NUIT no Brasil 🙄 duvido, mas aposto que vão te fazer girar também para conseguir o tal CPF😌🤣

    ResponderExcluir