segunda-feira, 16 de julho de 2012

O mistério da jarrinha


Começo minha terceira semana em Moçambique desvendando um mistério. Desde que cheguei, vejo em todos os banheiros, mesmo os de uso público, uma jarrinha solitária. Até mesmo no hotel onde tenho morado, a jarrinha vermelha da foto ao lado alimenta minha imaginação. Seria para lavar o vaso? Para escovar os dentes? Lavar as partes? Um penico improvisado?

Nestas três semanas, conheci várias, de diferentes formatos, cores e tamanhos. E haja criatividade para tanta jarrinha! Pra piorar, sempre as vi secas, sem cheiro ou qualquer vestígio de que foram utilizadas. Antes de fazer qualquer uso, preferi certificar-me.

Hoje aproveitei um momento em que a secretária do trabalho estava sozinha na sala e larguei logo a pergunta: “Afinal, pra que serve essa jarrinha que vocês deixam nos banheiros?”

Obviamente, o susto da pergunta foi seguido de uma gargalhada.

- Onde vistes estas jarrinhas? Apenas nos banheiros femininos, pois não?

- Não entrei em banheiro masculino, mas aqui tem, na rádio tem, no hotel também.

- Pois bem. Aqui em Moçambique, as mulheres, depois que fazem xixi, gostam de se lavar com água. Mesmo que haja um bidê ou uma ducha higiênica, parece que a jarrinha é mais prática. Mas no hotel onde estás, pode ser que usem também para tomar banho, já que é comum faltar água por estes lados. Quando acontece, pode ser que levem um tonel d’água até o quarto para que se banhes.

Desvendado o mistério, acendeu-me um alerta. Se usam a jarrinha para lavar as partes, melhor não secar as mãos nas toalhas, não é mesmo?

E eis que foi-se um mistério, mas logo surgiu outro: no escritório, não há toalhas para secar as mãos, nem mesmo de papel. Há apenas aquelas máquinas de vento quente.

Bem, o mistério de como se secam, prefiro deixar por conta da minha imaginação :)

2 comentários:

  1. hahahahaha adorei a detetive Paola em "Desvendando o mistério da jarrinha". beijos querida e tomara que esteja tudo bem por ai.

    ResponderExcluir